Késsia Ferreira utilizou 750 copos para fazer a bola
Antônio Marcos
O artesanato geralmente é uma forma de faturamento e até de sobrevivência para muitas pessoas. Para outros, no entanto, é uma simples terapia e uma paixão pelo trabalho desenvolvido através da imaginação. Com esse pensamento é que a auxiliar administrativa, Késsia Ferreira, de 41 anos, durante seus dias de folga, instiga a criatividade para criar decorações e peças de todos os tipos.A grande expectativa para a Copa do Mundo, fez com que ela pensasse em algo mais inovador do que o simples ato do brasileiro de decorar as ruas com as tradicionais bandeirinhas. A invenção mais recente é uma bola gigante com as cores da Seleção Brasileira, verde e amarelo, feita com a junção de 750 copos descartáveis, devidamente grampeados. Como surgiu a ideia
Késsia explica que os copos são unidos uns aos outros até formar uma grande bola. Ela conta que a idéia surgiu enquanto tomava café em um desses Copos. “Depois que eu terminei de tomar café eu olhei para o copo e veio na minha imaginação a idéia de montar uma bola. Logo depois peguei dois copos e os uni grampeando”, explicou.
O período junino também incentivou Késsia a criar outras peças em homenagem às festividades juninas. O grande exemplo é a uma fogueira feita de galhos de goiabeira, amarradas por fios náilon. No interior da fogueira ela adaptou um pequeno ventilador e uma lâmpada de 100 volts. Ela explica que o ventilador e lâmpada servem para movimentar e clarear, respectivamente, as folhas de papel celofane vermelho e amarelo, postas no interior da fogueira simulando as labaredas do fogo.
As criações da artesã não têm limites. Em sua casa pode ser visto uma infinidade de peças confeccionadas por ela, devidamente decoradas com material descartável, como o jarro da mesa de centro da sala, feito da casca seca do caju e cipó verde colados com cola quente. As flores de papel celofane e crepom, ornamentadas por folhas de capim alpiste e pintadas com spray, também ajudam a decorar a sala da artesã. Késsia conta que antes de confeccionar as flores, às coloca em água quente com vinagre e sal para desonerá-las. Diante de tanta criatividade, os vizinhos elogiam a artesã. A garçonete Vanessa Lopes, de 39 anos, diz que é fã do trabalho da vizinha. “Acho ótimo o trabalho dela. É muito gratificante, pois ela ajuda os vizinhos com suas criações”, disse. O pedreiro Francisco das Chagas, de 51, enfatiza a criatividade e a solidariedade de Késsia. “Além de ela ser muito criativa, ela se preocupa com a vizinhança”, disse. A artesã reitera que a paixão pelo artesanato sem intenção lucrativa é o que a motiva a continuar inovando a cada dia em suas criações.
Gostaria de fazer bola de copos no meu aniversario!!!!! só nao entendi muito bem com faz!!!!
ResponderExcluir